quarta-feira, 13 de abril de 2011

Governo do Canadá cai após moção de censura Conservador premiê Stephen Harper deve pedir dissolução do Parlamento.

25/03/2011 17h21 - Atualizado em 25/03/2011 17h21
Governo do Canadá cai após moção de censura
Conservador premiê Stephen Harper deve pedir dissolução do Parlamento.
Oposição acusa governo de ocultar documentos sobre custos de projetos.

Do G1, com agências internacionais
imprimir

O governo do Canadá, do conservador premiê Stephen Harper, foi derrubado nesta sexta-feira (25) por uma moção de censura apresentada pelo Partido Liberal e seus aliados no Parlamento.

A moção também teve apoio do Bloco Quebequense (BQ) e do Novo Partido Democrático (NPD) e foi aprovada por 156 a 145 na Câmara dos Comuns.

Pela primeira vez na história do país, os deputados declararam que o governo desacatou o Parlamento canadense.

As eleições gerais podem ocorrer na primeira semana de maio.
O premiê do Canadá, Stephen Harper, fala nesta sexta-feira (25) em Ottawa (Foto: AP)O premiê do Canadá, Stephen Harper, fala nesta sexta-feira (25) em Ottawa (Foto: AP)

Harper disse que se reunirá neste sábado com o governador-geral do país, David Johnston, que atua como chefe de Estado em representação da rainha Elizabeth II do Reino Unido, e solicitará a dissolução do Parlamento.

Harper, que não respondeu a perguntas dos jornalistas, disse que considera a queda de seu governo uma "decepção" pessoal e que era um mau momento para convocar eleições diante da fragilidade da situação internacional.

O líder do Partido Liberal, Michael Ignatieff, qualificou a votação de "histórica".

A moção de censura ocorreu depois que o governo se negou a revelar aos deputados documentos sobre o custo de vários projetos de lei, inclusive uma reforma do sistema penitenciário e a compra de 65 aviões de combate F-35.

Nesta semana, uma comissão parlamentar aprovou um parecer que indica que o Governo de Harper cometeu desacato por se negar a revelar documentos que o Parlamento tinha solicitado.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/governo-do-canada-cai-apos-mocao-de-censura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário