28/06/2012 08h24 - Atualizado em 28/06/2012 08h24 **
Raio-X mostra passo a passo de como solicitar visto para os EUA **
Falta de centros da Embaixada Americana na região eleva custos. **
Embaixada Americana instalou novos centros RJ, SP, MG, PE e DF.
***
Adneison Severiano
Do G1 AM
**********************************
Comente agora
Embaixada dos EUA inaugurou novos centros de
solicitação de vistos neste ano
(Foto: Reprodução/TV Globo)Desde o mês abril, as mudanças no processo de pedidos de visto para os Estados Unidos estão em vigor. ************************ *************************** Agora os brasileiros que desejam solicitar a autorização para entrar nos EUA terão que passar por duas etapas de processo junto ao Consulado Americano no Brasil. As mudanças têm gerado dificuldades aos solicitantes. Apesar da criação de novos centros de solicitação de visto para os Estados Unidos no país, o turista amazonense e dos demais estados da Região Norte, ainda precisam viajar para outras regiões para submeter ao processo.
**************************
A economista manauense Márcia Souza revelou as dificuldades no preenchimento dos formulários eletrônicos na internet. “Tive dificuldade no preenchimento dos formulários e ocorreram problemas na solicitação do visto da minha filha mais velha. Tive que entrar em contato com a embaixada para fazer um novo cadastramento”, disse.
**************************
Em abril, a Embaixada Americana instalou novos centros Rio de Janeiro Paulo, Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Distrito Federal. Porém, a mudança ainda não beneficia a população da Região Norte que pretende participar do processo para requere autorização de viagem exigida para ingressar nos EUA.
**************************
A falta de representação americana na região é um dos transtornos enfrentados pelos manauenses. É o caso de Márcia Souza que destacou a elevação dos custos com a viagem para os Estados Unidos devido ao processo de visto. “Fui ao Rio de Janeiro porque aqui não tem um centro de solicitação e isso elevou a despesa total da viagem para o EUA. Facilitaria muito e reduziria os custos se na nossa região fosse instalado um centro”, frisou a economiária.
**************************
Argente só exige Passaporte e Documento de
Identidade para ingresso de turistas
(Foto: Reprodução/TV Integração)Mudanças
Diante das mudanças, o G1 preparou o passo a passo dos procedimentos para solicitação de visto para os Estados Unidos. Antes de agendar uma entrevista, o turista brasileiro deve preencher a Solicitação Eletrônica de Visto para Não Imigrante e imprimir o número de confirmação DS-160 de cada requerente. A solicitação pode ser feita pelo portal.
**************************
O DS-160 deve ser preenchido em inglês, os solicitantes que não preencherem dessa forma ou preencher dados incorretamente, serão solicitados a editar ou a enviar um novo DS-160. Após o procedimento é preciso pagar a taxa de solicitação do visto de cada requerente, chamada de MRV, que foi unificada e custa U$ 160. Em seguida, os solicitantes vão receber um número para monitorar o seu pedido e saber se foi liberado ou se está tramitando.
**************************
Depois dessa etapa, o agendamento da entrevista pode ser feito pelo site. Em seguida será preciso comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) no Brasil, situados em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto), levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.
**************************
Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais. Porém, os representantes ou o solicitante deverão entregar uma fotografia 5x7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento. Solicitantes aptos ao visto poderão receber o passaporte com visto em domicílio ou em local previamente escolhido.
**************************
Canadá
**************************
Os interessados em viajar para o Canadá podem solicitar a autorização através do portal do governo canadense no Brasil ou ainda via correspondência pelos Correios, bem como solicitar pessoalmente em um dos três Centros de Requerimentos de Visto (VACs) em território brasileiro, localizados em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
**************************
Os VACs estão autorizados a aceitar requerimentos de Permissão de Estudo, Permissão de trabalho, visto de residência temporária e documentos de viagem para residentes permanentes em nome da Embaixada do Canadá no Brasil. Segundo a Embaixada canadense, os colaboradores do VAC irão verificar se os formulários de candidatura foram completamente preenchidos e assinados, e se estão acompanhados por documentos de comprovações exigidos. No portal é possível verificar a documentos/formulários/checklists determinados para cada categoria de visitantes.
**************************
Argentina*
Ao contrário dos EUA e Canadá, a Argentina não exige visto ou permissão para a entrada de turistas no país. Entretanto, para viajar a Argentina na condição de turista, é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições.
**************************
São aceitos dos cidadãos brasileiros os seguintes os documentos de viagem: passaporte ou cédula de identidade civil emitida pelos institutos de identificação das polícias civis dos estados. O documento deve está com a foto em condições que permita a comparação com o portador, confirmando a identificação do titular. Já certidão de nascimento (mesmo para recém-nascidos ou para menores de idade) ou qualquer outro documento oficial que seja aceito no Brasil com identidade não são aceitos pelo setor de imigração argentino.
************************ **************** ****************
Fonte: Notícias G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário