sábado, 7 de novembro de 2009

Sites de bolso

Como uma pequena ou média empresa pode obter vantagens ao criar um site para celulares - e o que levar em conta ao desenvolvê-lo
Portal EXAME

Um minuto de atenção para as seguintes oportunidades de negócios que estão sendo aproveitadas por pequenos e médios empresários atentos às inúmeras inovações que a tecnologia já possibilita:-- A caminho do trabalho, um morador de Porto Alegre que precisa de uma casa nova vê uma placa da imobiliária Auxiliadora Predial, que anuncia um imóvel para alugar. Imediatamente ele acessa o site da corretora pelo celular para saber o valor do aluguel e olhar as fotos dos cômodos. Interessado, envia um e-mail para agendar uma visita.
Um estudante de volta da faculdade, em São Paulo, aproveita o congestionamento para, com seu celular, reservar o DVD com os primeiros episódios da última temporada do seriado Prison Break no site da locadora online NetMovies.-- Enquanto arruma o cabelo num salão de beleza em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, uma moça que pretende visitar sua mãe na capital acessa, por meio do celular, o site da viação Ouro e Prata. Escolhe o melhor dia e horário e, pelo próprio site, entra em contato com a central de atendimento para fazer uma reserva.

Nenhuma dessas situações é mera hipótese. Todas são muito reais para os corretores, programadores e bilheteiros da Auxiliadora Predial, da NetMovies e da viação Ouro e Prata -- três nomes entre a crescente leva de pequenas e médias empresas que estão encontrando novas formas de se aproximar mais dos clientes com a popularização do acesso à internet móvel.
O cenário promete. Cerca de 10% dos 150 milhões de celulares no Brasil já estão equipados para acessar a web, segundo a Anatel, agência reguladora do setor de telecomunicações. "Essa fatia ainda vai crescer muito", diz Marcelo Castelo, sócio da agência F. biz, especializada em mídias digitais.
Para ter um site no celular que realmente traga resultados é preciso obedecer a alguns princípios. Não adianta, como imaginam muitos empreendedores, simplesmente transportar para o telefone o site que já funciona no computador. É preciso adaptá-lo ou mesmo fazer um novo, considerando algumas limitações da navegação por celular.
Além da parte técnica, para a qual é possível contratar empresas especializadas, há algo ainda mais importante -- traçar uma estratégia voltada para esse novo meio. "É preciso considerar os hábitos do internauta móvel", diz Leo Xavier, da pontomobi, especializada em marketing por celular. "Não são, necessariamente, os mesmos de quando esse internauta acessa a internet pelo computador."
Tamires Kopp/Print Maker
Luis Maffini, da Auxiliadora Predial: imóveis para alugar no celular

Descobrir que tipo de conteúdo seria interessante para o cliente quando ele está longe de casa ou do trabalho foi o primeiro desafio da equipe da Auxiliadora Predial antes da criação do minissite. No tradicional, há listas de imóveis para compra e locação, simuladores de financiamento e até um sistema de busca de contracheques dos funcionários de condomínios administrados pela empresa. "No celular, nos concentramos no sistema de busca de imóveis", diz Luis Maffini, supervisor de marketing da Auxiliadora Predial.
O site móvel entrou no ar há pouco mais de cinco meses. Alguém que passa em frente a um apartamento comercializado pela imobiliária e quer obter na mesma hora mais informações sobre o imóvel pode encontrá-las facilmente se entrar, com o celular, no minissite da empresa. Deve digitar um código que aparece na placa de vende-se ou aluga-se que é, na verdade, uma espécie de senha para enxergar informações referentes àquele imóvel. Um mapa indica o escritório da Auxiliadora Predial mais próximo.
A navegação deve ser planejada levando em conta que o custo do acesso à internet móvel é calculado pelo tráfego de dados. Assim, quanto mais links o usuário tiver de clicar para saber alguma coisa, mais cara será a conta dele no fim do mês. Outro aspecto importante é lembrar que o conteúdo não vai ser exibido num monitor grande, mas numa telinha que cabe na palma da mão. "Se o usuário tiver dificuldade de enxergar ou a navegação ficar difícil, ele simplesmente desiste", diz André Pacheco, diretor comercial da Tempo Digital, especializada em marketing por celular. O mais indicado, segundo ele, é ter páginas com poucos links, imagens leves e textos curtos.
(...)
Veja mais sobre esta notícia clickando em REVISTA EXAME PME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário